sábado, 4 de fevereiro de 2012

IMPORTANTE LER...

 
                                                                                                                                                                        
Em Mentes Ansiosas РMedo e a ansiedade al̩m dos limites, a psiquiatra Ana Beatriz Barbosa Silva - autora de Mentes Perigosas, Mentes e Manias, Bullying РMentes Perigosas na Escola e Mentes Inquietas - fala sobre os transtornos causados pelo medo e a ansiedade. A diferen̤a entre os dois sentimentos e como eles podem dominar a vida das pessoas ṣo algumas das quest̵es abordadas pelo livro.

“Até que ponto o medo é necessário para a nossa sobrevivência? Qual a dose de medo saudável? Quando o medo vira uma doença?”. A partir destes questionamentos sobre sentimentos comuns a todos os seres humanos, independente da idade ou da posição social, a autora, com base em sua experiência clínica, inicia o livro em busca de respostas.

Segundo estudos internacionais, os transtornos relacionados à ansiedade afetam entre 15 e 25% da população. Isso significa que, num grupo de cinco pessoas, é bem provável que uma sofra de síndrome do pânico, estresse pós-traumático, ansiedade crônica, fobias ou TOC. Todos esses distúrbios estão relacionados a níveis patológicos de angústia e preocupação – quando o medo e a ansiedade em excesso trazem prejuízos expressivos ao indivíduo.

Conforme estabelece a Associação de Psiquiatria Americana, os transtornos de ansiedade podem aparecer de diversas formas e com diferentes graus de intensidade:

1 РS̼bitos ataques de p̢nico, que podem evoluir para o transtorno do p̢nico.
2 - Fobia social ou timidez patológica, na qual as pessoas percebem ameaças potenciais em situações sociais e em exposição ao público.
3 – Medos diversos ou fobias simples, cuja ameaça provém de estímulos bem específicos (animais, lugares fechados, chuvas, avião, etc.)
4 – Transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), quando se vive experiências traumáticas significativas (sequestros, perdas de entes queridos, acidentes, etc.)
5 – Transtorno de ansiedade generalizada (TAG), que se caracteriza por um estado permanente de ansiedade, sem qualquer associação direta com situações ou objetos específicos
6 РTranstorno obsessivo-compulsivo (TOC), no qual a mente ̩ invadida por pensamentos intrusivos e sempre de conte̼do ruim (obsess̵es), que desencadeiam rituais repetitivos e exaustivos (compuls̵es), na tentativa de exorcizar tais ideias.

"Mentes Ansiosas" oferece explicações claras sobre o que acontece quando a ansiedade e o medo extrapolam os limites da normalidade e como é possível superar os distúrbios, além de trazer ferramentas para a compreensão das origens da ansiedade e do medo e para o enfrentamento do que pode vir a ser o maior inimigo de muitos indivíduos: as preocupações incessantes que teimam em assolar a mente humana.

Nenhum comentário: