sábado, 28 de janeiro de 2012

MÃES,FILHAS E FACEBOOK


 
Todo mundo sabe que quando chega a uma certa idade, o adolescente (ou a criança, já que a infância está cada vez mais encurtada) tem um sonho muito certo e definido em sua doce cabecinha: que os pais sejam invisíveis. Pelo menos em algumas situações, como buscar na escola, na festa e nos sociais da atribulada vida infantojuvenil.
Outro dia, fazendo uma matéria pra um jornal com mães de leitoras (devidamente acompanhadas das filhas), percebi que em tempos digitais a invisibilidade continua almejada, talvez até mais que no mundo real.
- Quantas vezes eu já te disse pra não falar comigo no Facebook, mãe? – perguntou a menina de 15 anos.
- Mas é muito abuso, mesmo! Era só o que faltava. Falo com você quantas vezes eu quiser, garota!
- Não pode! Já te expliquei mil vezes, no Face eu não tenho mãe! – argumentou a suuuperfofa.
- Ah, tem, sim! Tem mãe no Face, no Twitter, no Orkut e na vida.
- Ai, nem tenho mais Orkut, como você é desatualizada! – rebateu a filha, pouco antes de dirigir a mãe para a foto. – Esconde o braço na hora de fotografar, hein? Tá muito gordo.
Outra menina logo se meteu também:
- E você deixa o queixo paralelo ao chão, hein? Nada de sair com papo no jornal.
- Mas vocês são muito carinhosas, é muito amor, gente! – brinquei. – Pois eu acho, mães, que vocês não só podem como devem interagir com elas no mundo virtual.
- Não, Thalita! – chiou outra leitorinha. – Mãe é mico no Face.
- Mãe é mico, ponto – pontuou outra.
- E no Twitter? Mãe é a morte! Ela pede pra todos os famosos me mandarem beijo. E tem uns famosos que eu nem gosto! – completou a terceira adolescente.
- A minha mãe se acha engraçada na internet – condenou uma.
- Pior a minha que se acha AMIGA dos meus amigos – comentou a outra.
- Mas os seus amiguinhos me amam, o que eu posso fazer se eles me pedem em amizade?
- Ai, que horror! Eu não tenho amiguinhos e ninguém pede em amizade, que frase é essa?! – estrilou a filha.
- Todos os seus amiguinhos querem ser meus amigos, eu sou a tia simpatia da turminha, filha. Você quer o quê? Que eu recuse?
- Claro. Fica amiga só dos seus amigos.
- Ah, mas aí não tem graça. O bom é bisbilhotar o que vocês andam dizendo na internet – argumentou uma outra mãe.
- Mas a gente não é criança pra ser vigiada! – chiou a mais novinha do grupo.
- Voxê vai xer xempre a minha quianxa… – implicou a mãe, muito bem implicado.
- Ai, mãe, fala sério! – reclamou a quianxa.
- Pior é a minha mãe, que no Facebook e no Twitter é a @DivaSofia. Eu posso com isso? Diva Sofia?
- Mas eu sou uma diva. Diva da paciência, porque aturar filha adolescente não é mole, não.
E assim, entre farpas e risos, deu-se a foto, a entrevista e a certeza de que ser mãe é mesmo padecer no paraíso.

                                                                                             TALITA REBOUÇAS

Um comentário:

gracielia disse...

Nosso blog está tudo de bom! e nosso próximo encontro já está marcado. Será na próxima quinta-feira 01/03/2012. Se você não puder vir, vai perder um momento sensacional!!!!!